
I INTRODUÇÃO
MODELO
Um modelo é uma simplificação da realidade que descreve um sistema de um ponto de vista particular.
UML
UML significa Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada de projetos orientados a objetos. Como o próprio nome diz, UML é uma linguagem e não um método! A UML é uma linguagem padrão de notação de projetos.
ANÁLISE E PROJETO ORIENTADOS A OBJETOS
Há vários métodos de desenvolvimento de software. Na década de 80 houve preponderância dos métodos estruturados. Atualmente o paradigma OO é mais forte e, por isso, é importante diferenciar análise e projeto estruturado e orientado a objetos.
Análise e projeto estruturados
Na análise e projeto estruturados, o processo a ser informatizado é visto como um conjunto de funções com dados de entrada, processamento e dados de saída, ou seja, a ênfase esta em funções que agem sobre dados. Estas funções podem ser decompostas em subfunções (decomposição funcional).
Análise e projeto orientados a objetos
Diferentemente da análise e projeto estruturados, na orientação a objetos o processo a ser informatizado é visto como um conjunto de objetos que interagem para realizar as funções.
OBJETO E CLASSE
Objeto
É uma abstração que representa uma entidade do mundo real pode ser algo concreto ou abstrato. Um objeto num sistema possui três propriedades: estado, comportamento e identidade.
- Estado: definido pelo conjunto de propriedades do objeto (os atributos) e de suas relações com os outros objetos.
- Comportamento: como um objeto responde às solicitações dos outros e tudo mais o que um objeto é capaz de fazer.
- Identidade: significa que cada objeto é único no sistema.
Classe
Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos com propriedades, comportamento, relacionamentos e semântica comuns. Uma classe pode ser vista como um esqueleto/modelo para criar objetos.







TOUR