top of page

NOÇÃO GERAL DE ANÁLISE E PROJETO OO

ANÁLISE DE REQUISITOS
Consiste em determinar os serviços que o usuário espera do sistema e as condições (restrições) sob as quais o sistema será desenvolvido e operar. As necessidades do usuário podem ser muito variadas, o analista deve ser capaz de retirar os requisitos funcionais e não-funcionais destas necessidades:

Funcionais: lista de serviços que o sistema deve oferecer ao usuário.

Não funcionais: propriedades e características desejadas do sistema relativas à capacidade de armazenamento, tempo de resposta, configuração, uso (ex. uso intuitivo), confiabilidade, etc.

Papel dos Casos de Uso na Análise de Requisitos

Casos de uso representam funcionalidades completas para o usuário e não, funcionalidades internas do sistema. Outro ponto importante é que o diagrama de casos de uso é um artefato de comunicação entre cliente, usuários e desenvolvedores.

Casos de Uso

A coleção de casos de uso representa todos os modos pelos quais o sistema pode ser utilizado pelos atores envolvidos. Um caso de uso é uma seqüência de ações realizadas colaborativamente pelos atores envolvidos e pelo sistema que produz um resultado significativo (com valor) para os atores.

O diagrama de casos de uso é apenas um panorama visual das funcionalidades do sistema, é necessária uma descrição textual para detalhar os casos de uso.



ANÁLISE E PROJETO

Análise é a solução conceitual dada ao problema. Marca o início da definição informática, mas sem levar em conta detalhes da implementação tais como a linguagem a ser utilizada e o sistema gerenciador de banco de dados.

Projeto é a solução informática dada ao problema. A separação entre análise e projeto é tênue, pois o projeto acaba sendo o resultado de sucessivos refinamentos do modelo conceitual de análise.

Diagramas de Interação

Há vários tipos de diagramas de interação na UML. Exemplifica-se o uso do diagrama de seqüência cuja utilidade é estudar as interações entre os objetos com o objetivo de refinar o diagrama de classes, identificando relações entre classes, seus métodos e atributos.

Definir o Comportamento das Classes

Nem todas as classes de um sistema possuem mais de um estado. Para as classes mais complexas, podemos especificar seus comportamentos utilizando máquinas de estado.
Os métodos de uma classe podem ainda ser detalhados por meio de um diagrama de atividades como mostra a figura abaixo.

Implantação

O diagrama de implantação representa as necessidades de hardware e sofware básico (ex. servidores).

Componentes do Sistema

O objetivo é documentar os componentes do sistema (fontes, bibliotecas) e suas relações.



MODELAGEM ESTRUTURAL E COMPORTAMENTAL



Uma breve descrição dos diagramas UML:
Pacotes: representa uma coleção de classes que juntas formam uma unidade. Também pode servir para agrupar um conjunto de casos de uso com similaridades funcionais.

Objetos: É um instantâneo da execução do sistema, retrata os objetos instanciados e suas relações em um dado momento.

Componentes: É um módulo ou parte de um sistema que encapsula seu conteúdo (comportamento e dados). Um componente exibe seu comportamento através de interfaces bem definidas e pode depender de outros componentes.

Deployement (Implantação ou Distribuição): para representar a arquitetura física do sistema, ou seja, para representar as relações entre os componentes (artefatos) e os locais de execução.

Estrutura Composta: “descreve a estrutura interna de uma classe ou componente, detalhando as partes internas que o compõe como estas se comunicam e colaboram entre si” (Guedes, 2004).

Atividades: pode ser utilizado para diversos fins, um deles é a especificação mais detalhada de métodos complexos ou do encadeamento dos casos de uso.

Interação.Comunicação: mostra as interações entre uma coleção de objetos sem a linha do tempo.

Interação.Tempo: mostra o estado de um objeto ao longo do tempo.

Interação.Geral: é a fusão do diagrama de atividades com o de seqüência. Permite fazer referência a diagramas de seqüência e combiná-los com controle de fluxo.

© 2023 by BLACK BARBY

bottom of page